1. Muitas grandes cidades no exterior possuem dois (ou até mais) aeroportos. Para não correr o risco de parar no aeroporto errado e perder seu voo tenha certeza de qual é o seu aeroporto de partida. Londres, por exemplo, possui SEIS aeroportos: Heathrow, London City, Gatwick, Luton, Stansted e Southend (e todos distantes uns dos outros).
2. Alguns aeroporto são imensos. Mesmo que você tenha pernas compridas e disposição física vai se cansar no deslocamento entre os portões de embarque. Primeiro vá para seu portão de embarque. Depois pense no café expresso.
3. Confirme (e reconfirme) se está com todos os documentos necessário para o seu embarque: passaporte, visto (se exigido), carteira de vacinação, seguro viagem, documentação de menores (se necessários). Informe-se junto às autoridades responsáveis.
4. Independente do tamanho do aeroporto chegue sempre com, pelo menos, três horas de antecedência para embarques internacionais e duas horas de antecedência para embarques domésticos. Imprevistos acontecem.
5. Se o tempo de conexão entre seus voos for muito grande e você quiser aproveitar para passar o dia aproveitando na cidade em vez de ficar encarando a arquitetura do aeroporto, faça isso. Mas tenha em mente que o risco envolvido nisso é grande e aumenta exponencialmente com o passar do tempo.
6. Faça seu check-in antecipadamente direto no site da companhia aérea. Apesar do “overbooking” (venda de passagens em número superior ao de assentos disponíveis) ser uma prática vedada pelas agências reguladoras da aviação civíl, isso acontece. Para evitar o dissabor de ‘comprar e não levar’, proteja-se fazendo o seu check-in tão logo a companhia aérea disponibilize essa função no site.
7. Fique atento aos itens proibidos de serem transportados. Por mais inocente que sua tesourinha de unha de estimação (e sem ponta) possa ser, se pegarem, já era. “Mas é só uma tesourinha!”, disse a cliente sentindo-se injustiçada. E nisso passam quinze minutos. Pode ser o suficiente para você perder o embarque.
8. Saiba quais as regras de transporte de bagagem da tarifa que você pagou e respeite-as. Se sua tarifa diz que você pode levar uma mala com até 23 quilos, não chegue no aeroporto com uma mala pesando 26 quilos. O valor cobrado pelo excesso de bagagem é MUITO alto. E se você não quiser deixar suas roupas para trás, certifique-se de que haverá tempo para vestir seis camisas, dois casacos e três calças umas por cima das outras.